Galardão Eco-Escolas / Bandeira Verde

Galardão Eco-Escolas / Bandeira Verde

Desde 2009 que a atribuição do Galardão Eco-Escolas à EITV testemunha a existência na escola de um programa de educação coerente com a metodologia proposta pelo Programa Eco-Escolas da Foundation for Environmental Education, representado em Portugal pela ABAE.

O programa Eco-Escolas é um projeto internacional vocacionado fundamentalmente para as escolas do Ensino Básico, com o objetivo de, a partir das temáticas curriculares e da implementação local da Agenda 21, desenvolver com os alunos a alteração de comportamentos ambientais na escola, na família e no meio.

As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. O programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, das autarquias, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do ambiente.