SSS – Science Starts at School

Contexto do projeto

Hoje em dia a ciência não é mais uma questão meramente de cientistas, mas de cidadãos preocupados em geral. No entanto, a cultura científica da maioria da população não permite a compreensão dos benefícios do desenvolvimento científico na vida quotidiana. Esta situação só pode ser superada com uma sólida cultura científica para todos os cidadãos.

A introdução dos conceitos básicos pode, e deve começar na infância, além disso, o ensino da ciência deve basear-se na experimentação e não deve surgir como algo apartado, sem qualquer conexão com outras áreas do conhecimento.

A implementação deste projeto promove a leitura e a interpretação no momento da pesquisa, estimula o design e a escrita ao realizar registros e desenvolve o pensamento lógico-matemático ao fazer classificações, medições e cálculos.

É indiscutível que em todo o processo de aprendizagem o professor tem um papel fundamental. De facto, a forma como o conhecimento é percebido depende da orientação que as crianças recebem, do incentivo para refletir, testar ideias e melhorar técnicas.

Apesar dos progressos e experiência já alcançados pelos nossos professores no desenvolvimento destas áreas, nomeadamente no âmbito do “FastracKids” e no âmbito das aulas de ciências experimentais a EITV constitui-se como “Escola experimental do projeto SSS”, beneficiando assim não só da formação de professores, mas também do apoio técnico de todos os envolvidos, visando assim beneficiar um maior número de alunos.

 

Objetivos

Objetivo geral:

Implementação de um programa destinado a melhorar a educação científica e a promoção da cultura científica.

 

Objetivos específicos:

– Desenvolver métodos de ensino mais apelativos e eficientes através da partilha de experiências e boas práticas;

– Poder aceder a um banco de recursos para as ciências (kits laboratoriais, livros, material didático, jogos, quebra-cabeças, etc.);

– Participar em eventos de divulgação científica;

– Promover um método de ensino integrado, ligando as várias áreas do conhecimento;

 

Implementação

As atividades do projeto  destinam-se principalmente a satisfazer a necessidade de despertar e/ou consolidar conhecimentos teóricos e práticos dos alunos.