1º Ciclo

Um curriculum para o desenvolvimento de competências

1CA EITV é uma escola reconhecida pelo Ministério da Educação, dotada de autonomia pedagógica pelo que além do cumprimento do programa do 1º ciclo do Ensino Básico, tal como está consignado pelo Ministério da Educação, tem ainda programas próprios incluídos na mensalidade.

Algumas dessas actividades são leccionadas por um docente específico, de acordo com as habilitações definidas pelo Ministério da Educação. São objecto de avaliação própria, estando incluídas na mensalidade (Educação Física; Língua Inglesa, Informática, Assembleia de Turma e Expressão Musical).

Na E.I.T.V. considera-se cada criança como um indivíduo único e com necessidades próprias.

No 1.º Ciclo pretendem-se criar contextos de aprendizagem diferenciados, bem como possibilitar oportunidades para o desenvolvimento de competências e para a aquisição de conhecimentos, assegurando a participação de todos os alunos em todas as fases do processo de ensino-aprendizagem.

Privilegiamos uma aprendizagem ativa onde os alunos são os motores de toda a ação educativa. São os seus interesses e a sua iniciativa que determinam os projetos em que se envolvem, orientados pela equipa docente.

1C1Todas as matérias curriculares são abordadas de forma integrada, através de temas e projetos vividos por toda a escola e que atravessam todas as áreas de conhecimento que os alunos devem dominar.

As experiências de aprendizagem que encontram no dia-a-dia estão estruturadas de forma a trazerem os conhecimentos, competências e desafios necessários para que se tornem alunos motivados, curiosos e independentes.

De entre as várias opções metodológicas, privilegia-se:

– Ensino Diferenciado;

– Trabalho individual, a pares e/ou de grupo;

-Trabalho de Projeto à Aprendizagem investigativa.

1C41C31C2

Os pilares deste ciclo de ensino assentam, então, na promoção de aspetos fundamentais como: a inclusão, a cooperação, a diferenciação, a expressão livre e a liberdade de escolha, a responsabilidade e a autonomia, a organização, a gestão e a avaliação participadas.

 

O Currículo E.I.T.V.

– Português

– Matemática

– Estudo do Meio / Ensino Experimental das Ciências

– Inglês (1.º e 2.º anos – 3 tempos p/semana; 3.º e 4.º anos – 4 tempos p/semana)

– Expressão e Educação Plástica

– Expressão e Educação Físico-Motora

– Expressão e Educação Dramática

– Expressão e Educação Musical

– Apoio ao Estudo

– Educação e Cidadania (Assembleia de Turma)

– Informática (Programação no 1.º Ciclo – 4.º Ano)

A utilização dos tablets, no âmbito do Projeto “Learning Network”, ao nível do 1.º Ciclo, visa integrar o uso da tecnologia nas rotinas do processo de ensino-aprendizagem. De igual forma, o uso destes recursos incentiva o desenvolvimento intelectual e facilita a partilha e colaboração entre alunos e professores, dentro e fora da sala e aula.

O uso integrado dos tablet:

– estimula a motivação e potencia a melhoria do ritmo de trabalho e autonomia.

– possibilita maior eficácia na exploração de recursos digitais (desenvolvimento de competências na utilização das TIC).

– auxilia na recolha e organização de materiais de estudo.

– potencia a colaboração entre pares.

 

Apoio Educativo

Para os alunos que evidenciem mais dificuldades será iniciado um processo de ensino individualizado, diferenciado e serão implementadas estratégias com vista à consolidação dos conteúdos explorados nas várias áreas curriculares.

 

Atividades de recreio

As atividades desenvolvidas nos recreios do 1.º Ciclo são planificadas, monitorizadas e avaliadas. Com as mesmas pretende-se:

– a prevenção de comportamentos disruptivos nos intervalos;

– a integração e socialização de alunos predispostos a isolamento/afastamento dos pares.

Ensinamos cada aluno a superar-se a si mesmo e a querer ser sempre melhor, criando um ambiente de motivação pessoal, curiosidade e autoavaliação que os leva a querer ir sempre mais longe. Acreditamos que desta maneira os nossos alunos terão a preparação necessária para atingirem o sucesso educativo.

1C51C61C7