Shotokai * Karate-Do

ShotokaiO Shotokai é a versão original do Karate-Do conforme criada pelo introdutor do Karate no Japão, Gichin Funakoshi, que, para além de Mestre de Karate era uma referência em Okinawa como professor do magistério primário. Em 1922 Gichin Funakoshi, então já com 54 anos, foi convidado pelo Imperador do Japão a ensinar Karate em Tóquio.

Desde então até à sua morte em 1957, Sensei Funakoshi ensinou nas principais Universidades do Japão: Waseda, Tokyo, Keio, Takushoku e muitas outras.

O Shotokai foi o primeiro estilo de Karate a ser ensinado em Portugal, em 1969, e desde então tem formado milhares de crianças e jovens; trata-se de uma arte educativa (não-competitiva*) que se destina a proporcionar às crianças para além de uma excelente educação física, valores mentais/morais de (auto-controle, auto-estima, confiança, disciplina, etc.) e éticos (respeito pelos parceiros e adversários, respeito pelas superiores e inferiores hierárquicos, etc.). Estas condições tanto físicas e morais, previnem e minimizam riscos de abusos (Bullying) que tanto hoje em dia se fala, e cada vez mais se observa que constitui um perigo eminente para qualquer indivíduo (criança ou adulto). Acrescenta positivamente valores morais únicos, a cada um dos praticantes. Estes valores ajudam a destacar um indivíduo socialmente, pelo empenho, persistência, brio, honra, eficácia, entre muitos outros valores.

Assim sendo o nosso objectivo é continuar a entender e a desenvolver a Arte do judo através da modalidade Karate-Do e o trabalho do Mestre Murakami sucessor do Mestre Egami (San Pai (aluno mais velho) do “Ó” Sensei Funakoshi, que era simplesmente único e exemplar na sua técnica e no seu entendimento do que são as Artes Marciais e seus princípios.

O Mestre Murakami era também praticante e alto graduado de várias Artes Marciais, como Kendo (8ºDan), AikiDo (8ºDan), IaiDo (7ºDan) e claro Karate-Do (5ºDan-Graduação máxima do nosso estilo).

O objectivo principal da prática de Karate é entender o que são as Artes Marciais, seus princípios e objectivos (referidos em cima).

Estes temas são algo que muito dificilmente se consegue entender com um livro, com uma ideia uma conversa, um filme…A única forma de nos inteirarmos dos ensinamentos do Karate Do no seu todo é praticar. Praticar de corpo e alma, pois o Karate-Do é muito mais que músculos e forma física.