Prémio Infante D. Henrique

 

A Escola incentiva os seus alunos a participarem no Prémio Infante Dom Henrique.

O Prémio Infante Dom Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s Award” fundado em 1956, na Grã – Bretanha, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Com a implementação do Prémio Infante Dom Henrique, do qual S.A.R. o Duque de Bragança além de membro fundador é Presidente de Honra, Portugal tornou-se o primeiro país europeu de língua não inglesa a adoptar o programa de “The International Award for the Young People – The Duke of Edinburgh’s Award”, no qual já participam cerca de seis milhões de jovens em aproximadamente 118 países.

Em Portugal o Prémio teve início no Porto em 1987, havendo núcleos implantados de Norte a Sul de Portugal, sendo que em Lisboa é onde há uma maior concentração de jovens a praticar as actividades. O ano de 1994 foi o ano que deu início à Expansão Nacional. Até ao momento existem Delegações e núcleos constituídos e em formação, no Algarve, Almada, Arcos de Valdevez, Aveiro, Barcelos, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Elvas, Entroncamento, Évora, Famalicão, Leiria, Macau, Madeira, Maia, Ourém, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Torres Novas, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O Programa do Prémio tem como objectivo certificar as tuas competências e contribuir para uma melhor formação moral e física da juventude que cresce neste conturbado mundo moderno, onde as oportunidades para uma efectiva realização pessoal são muitas vezes escassas e difíceis. Assim, um programa de actividades voluntárias e não competitivas incentiva e reconhece o mérito, a dedicação, a autoconfiança e a perseverança aos jovens participantes. Na EITV este programa compreende quatro grupos de actividades: 

  • Serviço à Comunidade – apoio à infância, sala de estudo, conservação do ambiente, etc.
  • Talentos Pessoais – participação no projeto Parlamento dos Jovens, música, dança, teatro;
  • Actividades Desportivas – natação, judo, futebol, voleibol, etc…
  • Espírito de Aventura – expedições e explorações, sempre realizadas em grupo e sob orientação de um monitor.

Ao participarem no Programa do Prémio os jovens têm acesso a três medalhas:

Bronze, para maiores de 14 anos • Prata, para maiores de 16 anos • Ouro, para maiores de 17 anos

O Prémio assume-se assim como uma certificação de competências, reconhecidas internacionalmente por muitas empresas e universidades.

Tratando-se de uma Associação e a exemplo do que acontece em outros países onde é praticado, o Prémio Infante Dom Henrique sendo já uma instituição Particular de Solidariedade Social é suportado financeiramente pelas inscrições anuais, por doações de empresas e/ou particulares, bem como com a organização de eventos para angariação de fundos.

____________________________________________________________________________________

Os nossos jovens cumpriram, uma vez mais,  entre os dias 13, 14 e 15 de Março de 2015 o Programa do Prémio Infante D. Henrique

Tratou-se de uma prova voluntária, de aventura e serviço à comunidade, com a duração de 2 e 3 dias, para rapazes e raparigas, sem cariz competitivo, que promove a realização pessoal, compromisso com os pares, resistência e persistência no objectivo a alcançar.

Cumpriram assim a sua “ missão” para a conquista das medalhas de Bronze e Prata.

Certificação de Competências

O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social para jovens. O Prémio é um complemento à educação académica e visa a certificação das competências pessoais com vista ao reconhecimento pelas Universidades e Patronato.

O Prémio Infante Dom Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s Award” fundado em 1956, na Grã – Bretanha, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Com a implementação do Prémio Infante Dom Henrique, do qual S.A.R. o Duque de Bragança é membro fundador e Presidente de Honra, Portugal tornou-se o primeiro país europeu de língua não inglesa a adoptar o programa de “The International Award for the Young People – The Duke of Edinburgh’s Award”.

No passado dia 13 de Junho, vinte e cinco dos nossos alunos foram galardoados com a medalha de bronze.

Entrega-do-Premio-Infante-D.-Henrique

Galardoados com o Prémio Infante D. Henrique em 2014

Ao abraçar os desafios que nos foram lançados pelo Prémio, procurámos poder proporcionar aos nossos alunos, uma certificação de excelência, no domínio das atitudes e valores, competências que garantem um melhor desempenho e a construção de soluções de vida mais sustentadas.

Assim, para além do cumprimento e certificação das componentes do Currículo Nacional e das Certificações Internacionais no domínio das línguas; nomeadamente em Inglês, Francês e Espanhol, a EITV orgulha-se de, em parceria com Sua Alteza Real o Duque de Bragança, desenvolver um programa de actividades voluntárias e não competitivas que reconhece o mérito, a dedicação, a perseverança e certifica o desempenho dos nossos alunos, no serviço à comunidade; no desenvolvimento de um talento pessoal; na prática de uma actividade desportiva e no espírito de aventura.

Na EITV acreditamos na Ética, na Inovação, na Tecnologia e nos Valores, como factores de diferenciação e estamos certos, de que também você partilha desta mesma visão.

____________________________________________________________________________________

ASSOCIAÇÃO DO PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE

www.premio-idh.pt

INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

Rua Duques de Bragança, nº 5 – A • 1200 – 162 Lisboa

Tel.: 213 430 498 – Tel./Fax.: 213 430 497