Apresentação

Emblema 1

Ética, Inovação, Tecnologia, Valores

Num mundo globalizado e em permanente mutação a E.I.T.V. renova-se, a cada ano, na busca de mais qualidade. Não só pelo seu projeto educativo mas também por uma melhor prestação de serviços a todos os que acreditaram que pelos seus filhos, tudo vale a pena na busca de mais qualidade e melhor educação.

Tendo sido criada em 2005, a Eitv, obteve a sua primeira certificação de qualidade em 2007,  sendo sucessivamente renovada pela Acreditada pela DAS Certification, em 2010 e 2013.

Trata-se de um sistema complexo que envolveu na sua definição todos os membros da comunidade educativa e que é o garante prestação de serviços de qualidade, nas componentes educacional, administrativa, restauração e transportes. De acordo com o Relatório de Auditoria e Certificação a Escola Internacional de Torres Vedras manteve até 19 de Junho de 2019 a Certificação externa do sistema de gestão de qualidade da organização, em conformidade com a generalidade dos requisitos do referencial normativo internacional ISO 9000:2008.

Concluído e interiorizado este processo, a Eitv optou, a partir dessa data,  por criar uma Direção de qualidade, onde 2 Diretores respondem, a tempo inteiro, pela manutenção do sistema de qualidade: Direção a nível de Instalações e Equipamentos e Direção de qualidade para a componente Pedagógica.

A EITV segue as indicações curriculares do Ministério da Educação e a legislação aplicável ao sector privado da educação. Certificada como Eco-Escola e pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, possui um Projeto Educativo próprio, que aposta nas línguas estrangeiras (Inglês, Francês e Castelhano), na Assembleia de Turma e nas Tecnologias de Informação, na Música, no Desporto e no desenvolvimento de capacidades de comunicação.

Ao promovermos o projecto “A Arte na Escola”, no âmbito do qual artistas e artesãos são convidados e têm oportunidade de expor as suas obras, temos como objectivo contribuir para ajudar os nossos alunos a descobrirem novas formas de encarar o “mundo”, a serem cidadãos de uma sociedade mais liberal, mais desperta para as diferenças. Apostamos assim, na criação de um ambiente onde a formação cultural e artística estejam presentes e fazemo-lo na convicção de que o convívio com outras formas de expressão e diferentes olhares sobre o mundo que nos rodeia, pode constituir uma oportunidade para o desenvolvimento de outras competências.

Oferecemos ainda aos pais, no âmbito dos Discovery Clubs, a possibilidade de enriquecerem e/ou complementarem o currículo com saberes nas áreas que julguem mais importantes para a formação integral dos seus educandos. Como tal, no mesmo espaço e sem a necessidade de deslocação e de constrangimentos horários ou outros, os pais e encarregados de educação podem optar por oferecer aos seus educandos outras aprendizagens. São programas de prolongamento, espaços e tempos em que os nossos alunos podem socializar, praticar desporto, enriquecer as suas experiências pessoais, sociais e culturais e desenvolver a sua criatividade.

Os Summer Clubs, o Prolongamento e a Sala de Estudo são atividades que apoiam os pais. Nos períodos de férias, antes do início das aulas ou após o horário escolar, são momentos de aprendizagem, de estudo e de ocupação lúdico-pedagógica que lhes dará novos instrumentos.

No âmbito da Avaliação realizamos Provas de Aferição e Exames Nacionais e participamos, de livre iniciativa, no Projecto de Testes Intermédios a fim de melhor preparar os nossos alunos. Internamente, entendemos a avaliação como um sistema exigente. A avaliação, num sistema cooperativo, é um processo que tem de envolver todos os aspectos da vida escolar e como tal, deverá incluir todos os participantes e todos os programas. É um processo dinâmico e recíproco no qual professores, alunos e encarregados de educação trabalham juntos de modo a compreender e a melhorar o seu desempenho.
Saliente-se a este propósito, que os critérios de avaliação, na E.I.T.V. atribuem um importante papel à investigação e à sistematização de informação, com a posterior apresentação oral e pública – uma “arma” para a participação na vida profissional e comunitária, num mundo que dá cada vez mais importância ao conhecimento e à comunicação.

Os princípios filosóficos configurados no projecto educativo da escola, pressupõem também, determinadas metodologias ao nível do ensino e da aprendizagem. Um dos objectivos principais da E.I.T.V., no âmbito do desenvolvimento cognitivo, consiste em desenvolver nos alunos as competências necessárias para um nível de desenvolvimento superior, indispensável à gestão dos altos índices de complexidade que caracterizam a nossa sociedade. Acreditamos que é essencial que os nossos alunos e professores atinjam altos graus de mestria nas competências que lhes permitam prosseguir vidas úteis, e bem-sucedidas.

A par da Excelência Académica e da Aprendizagem em Equipa, trabalhamos porque acreditamos que os nossos alunos conseguirão evoluir para assumirem eles próprios a maior quota-parte de responsabilidade pela sua própria educação, desenvolvendo a capacidade de Aprender a Aprender; porque acreditamos que, no futuro virão a ser capazes de Gerir os seus assuntos pessoais e familiares, com elevado sentido Ético e Moral, apreciando as Artes, utilizando a Tecnologia; ou seja acreditamos poder torná-los detentores duma sólida formação que lhes permita enfrentar com confiança o mundo de amanhã.

Cremos contudo, que todos os elementos da Comunidade são responsáveis pela realização integral dos objectivos do projecto educativo e pelo desenvolvimento de uma cultura de cidadania capaz de fomentar os valores da pessoa humana, da democracia e do exercício responsável da liberdade individual, pelo que continuaremos a insistir, sem ingerência, numa cultura de abertura e participação na vida da escola.