O Nosso Compromisso

avaliacao-2Comprometemo-nos a providenciar aos alunos a oportunidade e as condições para se transformarem em cidadãos literatos, multilingues e multiculturais, competentes, educados, sensíveis às expressões artísticas, multifacetados, bem informados, capazes de pensamentos críticos, de criarem e gerirem problemas como condição para o avanço do conhecimento e suficientemente ágeis para enfrentarem os desafios transformadores dum mundo complexo, interdependente e pluralista.

Reconhecemos que a realidade é o contexto natural das actividades de aprendizagem da criança. Por isso, os conteúdos programáticos devem derivar e ser processados num contexto tão próximo da nossa percepção da realidade quanto possível. Isto significa também que o contexto da aprendizagem, muito embora reconheça os condicionalismos específicos da vida das crianças, não pode ser infantilizado. Cremos que as crianças são seres dotados de uma capacidade inata para aprender, de um espírito criativo e da capacidade para agir responsavelmente.

Afirmamos a natureza holística do conhecimento e a interligação de todos os empreendimentos humanos. O nosso programa de estudos reforça estas noções através de projectos integrados de investigação, de trabalho temático e de outros meios disponíveis. Todavia, estamos conscientes e levamos seriamente em consideração que o sistema mais alargado de educação valida o processo dos alunos de acordo com a segmentação tradicional do conhecimento em disciplinas.

Acreditamos em jovens mobilizados para novas realidades, não tanto pela criação de mais uma qualquer disciplina que eventualmente lhes dará novos instrumentos, mas sim pela criação de uma atmosfera que atravesse todos os conteúdos.

Promovemos a participação dos Pais na vida da escola como um dos seus direitos inerentes e como condição “sine qua non” para o desenvolvimento natural das crianças. Os Pais são considerados parte integrante da escola como o são os Alunos e os Professores.