Princípios Pedagógicos

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· A Excelência Académica – A nossa escola têm por princípio atingir os mais elevados padrões académicos através de um currículo desafiante e completamente integrado, que realce a excelência pessoal e o compromisso para com a comunidade.

· O Aprender a Aprender – O nível de conhecimentos desenvolve-se hoje a tal ritmo que torna completamente inviável qualquer visão enciclopédica da educação. Quando nos concentramos em como aprender, temos como objectivo preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagem e permanente desenvolvimento das suas capacidades.

·  A  Aprendizagem em Cooperação – O programa da Escola baseia-se na premissa de que os alunos podem e devem aprender uns com outros, e que conseguirão evoluir para assumirem eles próprios a maior quota parte de responsabilidade pela sua própria educação. Além disso, a cooperação é fundamental à vida num mundo globalizado, onde a capacidade de trabalhar em equipas e de construir redes é vital.

· A Diversidade e Educação Transcultural – Subjacente à educação transnacional está um processo de aprendizagem que coloca no centro do seu programa o estudo das diversas formas porque se exprime a vida humana. A educação transnacional começa com a afirmação da cultura de cada aluno, consciente de que num mundo globalizado, a importância da nação-estado parece decrescer e o valor inerente das culturas sai fortalecido.

· Assuntos Pessoais e Familiares – O programa debruça-se sobre as necessidades e singularidades de cada aluno. Afirmamos a primazia do aluno enquanto pessoa, não como um indivíduo isolado, mas como um cidadão completo da sua comunidade. Reconhecemos que a participação dos pais na escolaridade das crianças é uma condição “sine qua non” para o seu sucesso. Por isso, consideramos ser nossa responsabilidade educarmos os pais na filosofia, objectivos e metodologias que definem os contextos da educação dos seus filhos.

 

· O Desenvolvimento Ético e Moral – O desenvolvimento integral dos alunos exige uma educação ética e moral sólida e dinâmica. A absorção de códigos estandardizados de comportamento não é suficiente; é necessário que cada aluno aprenda a razoar e a decidir ética e moralmente.

· Artes e Tecnologia – As expressões artísticas são essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Assim, as diversas artes são tratadas como disciplinas independentes, mas complementares e fazem parte integrante do programa de estudos. Além disso, as tecnologias da informação e comunicação tornaram-se catalisadores importantes dos processos de aprendizagem e da nossa maneira de viver, pelo que é fundamental que os alunos aprendam a manejá-las e a geri-las competente e responsavelmente.