Natação

Objectivos
As primeiras experiências dos seus filhos na agua devem ser experiências divertidas e seguras. Piscina aquecida e acompanhamento adequado ajudam a que a criança se sinta segura e num ambiente confortável, mas com respeito pelo meio aquático.

· Desenvolver a coordenação motora;
· Activa a circulação sanguínea;
· Proporcionar um equilibro estrutural;
· Proporcionar um equilibro corporal;
· Aumenta a capacidade cardíaca;
· Aumenta a capacidade pulmonar;
· Favorece a mobilidade das articulações;
· Ajuda a ter um sono reparador e tranquilo.

Vantagens
É um desporto que pode acompanhar a criança ao longo da sua vida. É uma medida de segurança para os país pois torna a criança mais à vontade e confiante na água.

A natação é um dos desportos mais saudáveis, pois movimenta todo o corpo e faz com que o praticante, encontre uma sintonia própria com a água; podendo assim sentir-se relaxado, e encontrar um equilíbrio corporal.

Metodologia
– Adaptação ao Meio Aquático
Será o primeiro contacto com a água. Após familiarização com as noções básicas de equilíbrio, imersão, respiração e propulsão dar-se-á início também à aprendizagem das técnicas alternadas.

– Iniciação / Aprendizagem
Depois de efectuada a adaptação ao meio aquático, será aprofundada a aprendizagem das técnicas de crol e costas, através de diversas progressões pedagógicas directamente ligadas às técnicas referidas. Será abordado a iniciação às técnicas de partida e de viragens bem como a iniciação da aprendizagem das técnicas simultâneas.