1º Ciclo
Um Curriculum para o Desenvolvimento de Competências
Para além do cumprimento do programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, tal como consignado pelo Ministério da Educação, a EITV tem ainda programas próprios incluídos na mensalidade. Programas esses lecionados por um docente específico, de acordo com as habilitações definidas pelo Ministério da Educação. (Educação Física; Língua Inglesa, Informática, Assembleia de Turma e Expressão Musical).

Na EITV considera-se cada criança como um indivíduo único e com necessidades próprias.
No 1.º Ciclo pretendem-se criar contextos de aprendizagem diferenciados, bem como possibilitar oportunidades para o desenvolvimento de competências e para a aquisição de conhecimentos, assegurando a participação de todos os alunos em todas as fases do processo de ensino-aprendizagem.
Privilegiamos uma aprendizagem ativa onde os alunos são os motores de toda a ação educativa. São os seus interesses e a sua iniciativa que determinam os projetos em que se envolvem, orientados pela equipa docente.
Todas as matérias curriculares são abordadas de forma integrada, através de temas e projetos vividos por toda a escola e que atravessam todas as áreas de conhecimento que os alunos devem dominar.
As experiências de aprendizagem que encontram no dia-a-dia estão estruturadas de forma a trazerem os conhecimentos, competências e desafios necessários para que se tornem alunos motivados, curiosos e independentes.
Pilares fundamentais
Inclusão
Cooperação
Diferenciação
Expressão livre
Liberdade de escolha
Gestão
Autonomia
Organização
Responsabilidade
Avaliação participadas

Learning Network, uma escola para o Futuro.
A utilização dos tablets, no âmbito do Projeto “Learning Network”, ao nível do 1.º Ciclo, visa integrar o uso da tecnologia nas rotinas do processo de ensino-aprendizagem. De igual forma, o uso destes recursos incentiva o desenvolvimento intelectual e facilita a partilha e colaboração entre alunos e professores, dentro e fora da sala e aula.
Estimula a motivação e potencia a melhoria do ritmo de trabalho e autonomia.
Possibilita maior eficácia na exploração de recursos digitais (desenvolvimento de competências na utilização das TIC).
Auxilia na recolha e organização de materiais de estudo.
Potencia a colaboração entre pares.
Atividades de recreio
As atividades desenvolvidas nos recreios do 1.º Ciclo são planificadas, monitorizadas e avaliadas. Com as mesmas pretende-se:
– a prevenção de comportamentos disruptivos nos intervalos;
– a integração e socialização de alunos predispostos a isolamento/afastamento dos pares.
Ensinamos cada aluno a superar-se a si mesmo e a querer ser sempre melhor, criando um ambiente de motivação pessoal, curiosidade e auto-avaliação que os leva a querer ir sempre mais longe. Acreditamos que desta maneira os nossos alunos terão a preparação necessária para atingirem o sucesso educativo.
Apoio Educativo
Para os alunos que evidenciem mais dificuldades será iniciado um processo de ensino individualizado, diferenciado e serão implementadas estratégias com vista à consolidação dos conteúdos explorados nas várias áreas curriculares.