fbpx
EN PT

CEE: 12 – 2021/2022 Cavaquinhos

Exmo(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação

 Nos dois últimos anos letivos, a EITV implementou um projeto inovador no 2.º Ciclo através da disciplina de Educação Musical: a prática de Cavaquinho, em substituição da habitual flauta de bisel como instrumento de trabalho nesta disciplina.

Dado o sucesso da iniciativa e a demonstração de interesse por parte dos alunos neste instrumento, vimos propor a continuidade do projeto nesta nova turma de 5.º Ano.

Click Aqui

O Cavaquinho é um instrumento da família dos cordofones, originário do norte de Portugal – concretamente da região do Minho. Trata-se de um dos mais importantes cordofones portugueses que deu origem ao cavaquinho do Brasil ou ao Ukulele do Havai entre outros.

Trata-se de um instrumento versátil, que tem vindo a ganhar notoriedade
nos últimos anos e que está em plena expansão, graças aos novos executantes
e construtores e que permitirá aos alunos trabalhar, não só́ a melodia, mas
também a harmonia. Este projeto visa desenvolver o gosto dos alunos pela
música em geral e por este instrumento de origem portuguesa em particular, mantendo-os motivados e explorando as vantagens de trabalhar música em conjunto.

Neste contexto e porque é necessário que todos os alunos possuam o seu instrumento, vimos indagar da sua disponibilidade em proceder à sua aquisição.

Caso todos os EE concordem o custo será́ de 79€, inclui o instrumento, saco e afinador e será́ debitado conjuntamente com a faturação de novembro. Trata-se de um Cavaquinho marca APC, modelo 100.

De salientar que a Associação Museu Cavaquinho (presidida pelo músico de excelência Júlio Pereira), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, estão a preparar uma candidatura da prática do cavaquinho a Património imaterial da UNESCO.

Autorização – pág. 3

 

Com os nossos melhores cumprimentos

EITV, 20 de setembro de 2021

P`la Direção

Rui Santos

em que podemos ajudar?

Este website utiliza cookies para recolha e análise de informação estatística. Ao utilizar e interagir com o website, declara a aprovação da nossa política de privacidade

esperamos pela sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e iremos entrar em contacto consigo!