fbpx
EN PT

CEE: 32 – 2019/20 – Aulas a distância – Nova Fase

Exm@. Senhor(a) Encarregad@ de Educação

Car@s Alunos e Colaboradores

Esperamos que se encontrem bem.

Dia 8 de fevereiro, indo ao encontro das V/ expetativas, voltamos a adotar o modelo de ensino a distância do passado ano letivo com pequenas adaptações, num esforço concertado entre Alunos, Pais, Professores e Encarregados de Educação, para aproveitar o trabalho desenvolvido e a oportunidade de continuar o ano letivo, bem preparados, evitando iniciar o regresso ao ensino presencial, com insuficiências difíceis de superar.

Estando todos os docentes da EITV em modalidade de teletrabalho, é primordial implementar, uma vez mais, uma política educativa, ao nível da prática pedagógica online, coerente, coesa, por forma a uniformizar procedimentos que deem tranquilidade ao processo.

No atual contexto, sem enquadramento presencial, a Vossa colaboração foi e será fundamental para aferirmos procedimentos que podendo não ir ao encontro de alguns, têm pelo menos o mérito de poder corresponder às necessidades e resolução de problemas da maioria.

Neste sentido, no documento em anexo, Princípios Orientadores para o Trabalho Pedagógico à Distância, definem-se estratégias de gestão e liderança, seguindo as orientações do Ministério da Educação.

Temos a consciência, pelo Vosso feedback e experiência, de que trabalhar em casa e de casa, tem muitas condicionantes de disponibilidade, de horários, de coordenação entre a família de uns e outros. Porque também os nossos professores têm agora outras limitações, decidimos adaptar o horário letivo, definindo tempos de trabalho online, offline e de trabalho autónomo de alunos e professores:

a) No sentido de viabilizar uma maior coordenação com a vida familiar, a hora de almoço será dilatada abrangendo o período que decorre entre as 12h15 e as 14h00 para todos os ciclos de ensino.

 Neste contexto todas as aulas do 5.º ao 12º ano, previstas realizar entre as 12h20 e as 13h05 passarão a ser realizadas das 16h30 às 17h15.

b) No que concerne às atividades da Educação Pré-Escolar (P3, P4 e P5), os devidos ajustamentos serão realizados por articulação dos Encarregados de Educação com as respetivas Educadoras.

 c) Todas as atividades letivas terão o seu início às:

          9:00h – 1.º Ciclo:

9:30h 2.º; 3.º Ciclo e E. Secundário:

10:00h – Ensino Pré-Escolar

 d) o seu término ocorrerá, conforme as turmas, dias e horários às 16h30 ou às 17h15.

Segundo o que foi revelado pelo Ministro da Educação irá haver atividade letiva (presencial ou à distância) nos três dias de carnaval (15, 16 e 17 de fevereiro).

Relativamente ao período da Páscoa, neste contexto, não será realizada a semana das sensações, pelo que será substituída por aulas nesses dias. Os restantes dias serão para as reuniões de avaliação e reuniões com os Encarregados de educação. De acordo com o nível de ensino, irão também ser acrescentados 5 dias úteis no final do ano letivo.

Também em relação às plataformas adotadas, onde nunca seria possível uma decisão consensual, apresentam-se as razões que configuraram a nossa decisão de continuar com as Aplicações GSuit for Education da google

Continuaremos, assim, com todos os professores de todas as disciplinas, virtualmente presentes à hora de cada aula, com um pequeno ajustamento, de acordo com o horário de cada turma, com esperança e na expetativa de que valha a pena o Vosso e Nosso esforço.

Conto convosco, como sempre.

Voltaremos a encontrar-nos!

Um “abraço” para todos. Mantenham-se em segurança!

Eitv, 01 de fevereiro de 2021

A Direção Pedagógica

     Eduardo Castro

em que podemos ajudar?

Este website utiliza cookies para recolha e análise de informação estatística. Ao utilizar e interagir com o website, declara a aprovação da nossa política de privacidade

esperamos pela sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e iremos entrar em contacto consigo!