fbpx
EN PT

CEE: 37 – 2020/21 – Inscrição para Exames Nacionais

Car@ Encarregad@ de Educação,

Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da COVID-19, no que diz respeito à avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário devem ser tidos em conta os seguintes aspetos:

  • Para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna.
  • As classificações a atribuir em cada disciplina têm por referência o conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo, independentemente do regime em que foram desenvolvidas, garantindo-se o juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos.
  • Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso. Deste modo, os alunos propõem-se sempre a exame na condição de autopropostos.
  • Nas situações em que não esteja garantida a aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, os alunos realizam provas de equivalência à frequência, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta.

As informações relativas à inscrição para as provas e exames finais nacionais do ensino secundário encontram-se publicadas na página da Direção Geral de Educação (DGE), no separador “Júri Nacional de Exames”, bem como no Guia Geral de Exames 2021, e das quais destacamos:

  • Prazo de inscrição para a 1ª fase: 24 de março a 15 de abril
  • Prazo de inscrição para a 2ª fase: 2 a 6 de agosto
  • Os alunos que realizem exames têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase. Na 2.ª fase podem realizar exames finais nacionais os alunos que:
  1. a) não tenham obtido aprovação nas disciplinas ou nos exames finais nacionais realizados na 1.ª fase como provas de ingresso;
  2. b) pretendam realizar melhoria de nota em qualquer disciplina cujo exame tenham realizado na 1.ª fase, no mesmo ano escolar, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.
  • Os exames realizados na 2.ª fase só podem ser utilizados, como provas de ingresso, na candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, tanto no próprio ano escolar como nos dois anos subsequentes.
  • O processo de inscrição para a realização de provas e exames efetua-se através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames (PIEFE), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Para o efeito é disponibilizado o Manual de Instruções PIEFE 2021.
  • Antes de proceder ao registo na plataforma eletrónica PIEPE, os alunos que não sejam portadores de cartão de cidadão têm de solicitar junto da escola a atribuição de um número interno.
  • Após a submissão da inscrição na plataforma eletrónica, os serviços escolares procedem à validação da mesma.
  • Caso o aluno tenha um campo inválido, a escola envia essa informação para o endereço eletrónico utilizado na inscrição, de forma que o encarregado de educação ou o aluno, quando maior, possa proceder à respetiva retificação. A retificação da inscrição, quando solicitada pela escola, terá de ocorrer nos dois dias úteis seguintes ao pedido.
  • No final da validação da inscrição, a escola envia um email ao encarregado de educação ou aluno, quando maior, a comunicar que a sua inscrição se encontra validada com sucesso.
  • Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line, disponível na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na plataforma eletrónica PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.
  • Para a candidatura ao ensino superior, os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na PIEPE, para efeitos de emissão de Ficha ENES 2021, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição.

Qualquer pedido de esclarecimento ou informação sobre os Exames Finais Nacionais do ensino secundário deverá ser enviado para o endereço eletrónico: exames@eitv.pt

Com os melhores cumprimentos,

P`lo Secretariado de Exames

Teresa Vicente

Eitv, 26 de Março de 2021

em que podemos ajudar?

Este website utiliza cookies para recolha e análise de informação estatística. Ao utilizar e interagir com o website, declara a aprovação da nossa política de privacidade

esperamos pela sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e iremos entrar em contacto consigo!