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CEE: 49 – 2021/22 – Exames Nacionais – Processo de Inscrição

 

Exm@s Encarregad@s de Educação,

Na sequência da publicação do “Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário”, no que diz respeito à avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário devem ser tidos em conta os seguintes aspetos:

 

  • Para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna.

 

  • As classificações a atribuir em cada disciplina têm por referência o conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo, independentemente do regime em que foram desenvolvidas, garantindo-se o juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos.

 

  • A realização de exames finais nacionais ocorre apenas nas disciplinas que sejam eleitas como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior ou para efeitos de melhoria de classificação final de disciplina que releva apenas para efeitos de acesso ao ensino superior. Deste modo, os alunos propõem-se sempre a exame na condição de autopropostos.

 

  • Nas situações em que não esteja garantida a aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, os alunos realizam provas de equivalência à frequência, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta.

 

PRAZOS de INSCRIÇÃO

1.ª Fase – 25 de Março a 4 de abril

2.ª Fase – 19 e 20 de Julho

  • Os alunos que realizem exames têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase. Na 2.ª fase podem realizar exames finais nacionais os alunos que:
  1. a) não tenham obtido aprovação nas disciplinas ou nos exames finais nacionais realizados na 1.ª fase como provas de ingresso;
  2. b) pretendam realizar melhoria de nota em qualquer disciplina cujo exame ou prova tenham realizado na 1.ª fase, no mesmo ano escolar, relevando o seu resultado apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.
  3. c) pretendam realizar melhoria de classificação final de disciplina.

 

  • Os alunos podem requerer a realização de exames finais nacionais para melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior:
  1. a) Na 2.ª fase, os alunos que obtenham aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional;
  2. b) Na 1.ª e 2.ª fases, os alunos que obtiveram aprovação, em anos letivos anteriores, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional.

 

  • Os exames realizados na 2.ª fase, a partir de 2022, só podem ser utilizados, como provas de ingresso, na candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, no próprio ano escolar ou nos quatro anos subsequentes.

 

 

  • Antes de proceder ao registo na plataforma eletrónica PIEPE, os alunos que não sejam portadores de cartão de cidadão têm de solicitar junto da escola a atribuição de um número interno.

 

  • Após a submissão da inscrição na plataforma eletrónica, os serviços escolares procedem à validação da mesma.

 

  • Caso o aluno tenha um campo inválido, a escola envia essa informação para o endereço eletrónico utilizado na inscrição, de forma que o encarregado de educação ou o aluno, quando maior, possa proceder à respetiva retificação. A retificação da inscrição, quando solicitada pela escola, terá de ocorrer nos dois dias úteis seguintes ao pedido.

 

  • No final da validação da inscrição, a escola envia um email ao encarregado de educação ou aluno, quando maior, a comunicar que a sua inscrição se encontra validada com sucesso.

 

  • Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line, disponível na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na plataforma eletrónica PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.

 

  • Para a candidatura ao ensino superior, os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na plataforma PIEPE (no separador específico), para efeitos de emissão de Ficha ENES 2022, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição.

Qualquer pedido de esclarecimento ou informação sobre os Exames Finais Nacionais do ensino secundário deverá ser enviado para o endereço eletrónico: exames@eitv.pt

Torres Vedras, 29 de março de 2022

Com os melhores cumprimentos,

P`lo Secretariado de Exames

Teresa Vicente

 

 

 

How can we help?

Refeitório e bar

O bar e refeitório garantem que os nossos alunos tenham acesso a alimentos e snacks saudáveis e saborosos. Para além de serem espaços onde os nossos alunos convivem e socializam. 

Salas de Aula

Salas de aula equipadas com computador, videoprojector e quadro táctil. Tudo para que os nossos alunos tenham aulas no ambiente mais propício para a aprendizagem.

Parques infantis

Os parques infantis são locais onde os nossos mais pequeninos interagem com os amigos nos intervalos das aulas. Estão equipados com uma variedade de estruturas como escorregas, paredes de escalada e cordas que  oferecem aos alunos desafios físicos e oportunidades para brincadeiras imaginativas.

Pinhal e Quinta pedagógica

Espaço onde os alunos podem aprender sobre agricultura e sustentabilidade ambiental. Aqui, os nossos alunos conectam-se com a natureza, observam e estudam a flora e a fauna e desenvolvem um sentido de responsabilidade para com o ambiente.

Auditório e Anfiteatros

Espaço dedicado a apresentações de dança e teatro, assim como palestras e conversas a apresentar para a comunidade escolar.

Ginásio

Dedicado à prática desportiva de modalidades como o futebol e o ténis, karate e voleibol. O campo coberto está também equipado com um palco e é utilizado para aulas de educação física 

Laboratórios

2 laboratórios totalmente equipados para aulas práticas de fisico-química, biologia e geologia.

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