fbpx
EN PT

CI: 19 – 2020/21 – Ventilação e Aquecimento

Assunto: Esclarecimento sobre ventilação e arejamento dos espaços na escola

A Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEStE) enviaram um esclarecimento às escolas sobre a ventilação e o arejamento dos espaços.

De acordo com as orientações para o ano letivo 2020/21 publicadas em julho pela DGS, pela DGE e pela DGEStE, “sempre que possível, e que tal não comprometa a segurança das crianças e dos alunos, devem manter-se as janelas e/ou portas abertas, de modo a permitir uma melhor circulação do ar”.

Face à presente situação meteorológica, lê-se na nota enviada às escolas, “quando não existam nas salas de aula ou outros espaços utilizados para lecionação equipamentos de ventilação mecânica, como é o nosso caso nas salas de aula, o arejamento pode ser realizado de forma natural durante os intervalos, garantindo a ventilação e renovação do ar interior”.

Tal como consta nas orientações da DGS, é permitida a utilização de ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), por forma a garantir o conforto térmico, apesar de o arejamento (renovação do ar) dos espaços dever ser feito preferencialmente com ventilação natural.

Mais informações no Website da Direção-Geral da Saúde.

Neste contexto face a condições de frio extremo, tendo o cuidado de abrir as janelas durante o período dos intervalos, solicitamos aos nossos colaboradores que, quando necessário, se permita o fecho das janelas, mas solicitamos que as portas se mantenham abertas.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o sistema de aquecimento da escola está programado para entrar automaticamente em funcionamento, pelo que é importante que depois do términus das aulas, as portas e janelas fiquem abertas para assegurar a ventilação do edifício e que as mesmas sejam encerradas depois da higienização dos mesmos, permitindo assim o posterior aquecimento antes do início das aulas do dia seguinte.

Grato pela Vossa disponibilidade.

Eitv, 08 de janeiro de 2020.

A Direção

Eduardo Castro

em que podemos ajudar?

Este website utiliza cookies para recolha e análise de informação estatística. Ao utilizar e interagir com o website, declara a aprovação da nossa política de privacidade

esperamos pela sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e iremos entrar em contacto consigo!