Filosofia
Os princípios que nos guiam
Não podemos deixar de nortear o nosso trabalho diário sem os princípios filosóficos em que acreditamos e que julgamos que amanhã o Mundo o exigirá dos seus cidadãos.
Estes princípios estão representados no nosso ambiente escolar, na nossa comunidade democrática e justa onde incluímos alunos, professores, pais e associados e no clima nutridor e estimulante, que se mantêm a nossa maior valia e ferramenta para a construção de sucesso duradouro.
Compreendemos as complexidades específicas do processo de crescimento da criança e desenvolvemos conteúdos programáticos adaptados a esta realidade e contextos de aprendizagem ajustados às várias fases da vida contidas no percurso desde a pré-escolar até ao fim do ensino secundário.
Os nossos Princípios Filosóficos
- A flexibilidade para se ajustarem a uma realidade em mudança constante;
- A capacidade de razoar bem e eticamente;
- O amor e fé na humanidade, indispensáveis à vida num mundo grande e diverso;
- O saber que lhes permita gerir, com vantagem pessoal e para o maior bem comum;
- A sensibilidade para compreenderem a fragilidade do nosso ambiente e a qualidade delicada do trabalho humano;
- A capitalização dos novos meios de comunicação e a sua complexidade inerente;
O nosso Compromisso
Comprometemo-nos a providenciar aos alunos a oportunidade e as condições para se transformarem em cidadãos literatos, multilingues e multiculturais, competentes, educados, sensíveis às expressões artísticas, multifacetados, capazes de pensamentos críticos, de criarem e gerirem problemas como condição para o avanço do conhecimento e suficientemente ágeis para enfrentarem os desafios transformadores dum mundo complexo, interdependente e pluralista.
Acreditamos em jovens mobilizados para novas realidades, não tanto pela criação de mais uma qualquer disciplina que eventualmente lhes dará novos instrumentos, mas sim pela criação de uma atmosfera que atravesse todos os conteúdos.
Promovemos a participação dos Pais na vida da escola como um dos seus direitos inerentes e como condição sine qua non para o desenvolvimento natural das crianças. Os Pais são considerados parte integrante da escola como o são os Alunos e os Professores.