Metodologias

Educamos a pensar no Futuro

Na persecução da formação, não só de profissionais de excelência, mas também de cidadãos íntegros, com consciência moral e ambiental, respeitadores de todos os seres humanos e respetivas culturas, a educação na EITV é marcada pela aprendizagem, pela experiência, encorajamento à proatividade e ao desenvolvimento do espírito crítico.

Este modus operandi é refletido nas atividades letivas, onde são propostos desafios como apresentações orais e trabalhos de grupo desde o 1º ano, pela introdução a diferentes idiomas desde a pré-escola, mas também pelo leque de atividades extracurriculares como desportos de grupo ou artes, responsáveis pelo despertar do espírito de equipa, criatividade e responsabilidade.



No âmbito da Avaliação realizamos Provas de Aferição e Exames Nacionais e participamos, de livre iniciativa, no Projecto de Testes Intermédios a fim de melhor preparar os nossos alunos. Internamente, entendemos a avaliação como um sistema exigente.

A avaliação, num sistema cooperativo, é um processo que tem de envolver todos os aspectos da vida escolar e como tal, deverá incluir todos os participantes e todos os programas. É um processo dinâmico e recíproco no qual professores, alunos e encarregados de educação trabalham juntos de modo a compreender e a melhorar o seu desempenho.

Acreditamos que o incentivo à descoberta e o gosto pelo aprender são fatores críticos para o crescimento dos jovens e que estas são características inerentes aos líderes de amanhã e, nesse sentido, garantimos a todos os nossos educandos o espaço e orientação para crescerem e desenvolverem as suas personalidades num ambiente culto e adaptado às necessidade de cada aluno.

Os nossos Princípios Pedagógicos 

Todo o projeto está alicerçado em 7 princípios pedagógicos que nos esforçamos para passar aos alunos, mas também aos pais enquanto comunidade imediata aos educandos.

A Excelência Académica

A nossa escola têm por princípio atingir os mais elevados padrões académicos através de um currículo desafiante e completamente integrado, que realce a excelência pessoal e o compromisso para com a comunidade.

O Aprender a Aprender

O nível de conhecimentos desenvolve-se hoje a tal ritmo que torna completamente inviável qualquer visão enciclopédica da educação. Quando nos concentramos em como aprender, temos como objectivo preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagem e permanente desenvolvimento das suas capacidades.

A Aprendizagem em Cooperação

O programa da Escola baseia-se na premissa de que os alunos podem e devem aprender uns com os outros, e que conseguirão evoluir para assumirem eles próprios a maior quota parte de responsabilidade pela sua própria educação. Além disso, a cooperação é fundamental à vida num mundo globalizado, onde a capacidade de trabalhar em equipas e de construir redes é vital.

A Diversidade e Educação Transcultural

Subjacente à educação transnacional está um processo de aprendizagem que coloca no centro do seu programa o estudo das diversas formas porque se exprime a vida humana. A educação transnacional começa com a afirmação da cultura de cada aluno, consciente de que num mundo globalizado, a importância da nação-estado parece decrescer e o valor inerente das culturas sai fortalecido.

Assuntos Pessoais e Familiares​

O programa debruça-se sobre as necessidades e singularidades de cada aluno. Afirmamos a primazia do aluno enquanto pessoa, não como um indivíduo isolado, mas como um cidadão completo da sua comunidade. Reconhecemos que a participação dos pais na escolaridade das crianças é uma condição sine qua non para o seu sucesso. Por isso, consideramos ser nossa responsabilidade educarmos os pais na filosofia, objectivos e metodologias que definem os contextos da educação dos seus filhos.

O Desenvolvimento Ético e Moral

O desenvolvimento integral dos alunos exige uma educação ética e moral sólida e dinâmica. A absorção de códigos estandardizados de comportamento não é suficiente; é necessário que cada aluno aprenda a razoar e a decidir ética e moralmente.

Artes e Tecnologia

As expressões artísticas são essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Assim, as diversas artes são tratadas como disciplinas independentes, mas complementares e fazem parte integrante do programa de estudos. Além disso, as tecnologias da informação e comunicação tornaram-se catalisadores importantes dos processos de aprendizagem e da nossa maneira de viver, pelo que é fundamental que os alunos aprendam a manejá-las e a geri-las competente e responsavelmente.

Este website utiliza cookies para recolha e análise de informação estatística. Ao utilizar e interagir com o website, declara a aprovação da nossa política de privacidade.

em que podemos ajudar?

esperamos pela sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e iremos entrar em contacto consigo!