A UNICEF publicou um guia com “mensagens-chave” para ajudar a evitar a transmissão do novo coronavírus (covid-19) em espaços escolares – inclui recomendações para professores e funcionários, pais e encarregados de educação, e estudantes do pré-escolar ao ensino secundário. “São necessárias precauções para prevenir a propagação da covid-19 em ambiente escolar; no entanto, também é importante ter cautela para evitar estigmatizar estudantes e funcionários que possam ter estado expostos ao vírus”, lê-se na introdução do guia de 12 páginas, publicado esta semana. Foi elaborado com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (IFRC).
Segue-se um Resumo para Pais, Alunos e Encarregados de Educação com o apoio do google translator
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II – Introdução
O surto da doença coronavírus (COVID-19) foi declarado uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC) e o vírus já se espalhou para muitos países e territórios. Embora ainda se saiba muito sobre o vírus causador do COVID-19, sabemos que ele é transmitido através do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada através da tosse e espirro) Indivíduos também podem ser infetados por toque superfícies contaminadas com o vírus e tocando seu rosto (por exemplo, olhos, nariz, boca). Enquanto o COVID-19 continua a se espalhar, é importante que as comunidades tomem medidas para evitar novas transmissões, reduzir os impactos do surto e apoiar as medidas de controle. A proteção das crianças e das instalações educacionais é particularmente importante. Precauções são necessárias para evitar a propagação potencial do COVID-19 nos ambientes escolares; no entanto, também deve ser tomado cuidado para evitar estigmatizar alunos e funcionários que podem ter sido expostos ao vírus.
É importante lembrar que o COVID-19 não diferencia entre fronteiras, etnias, status de incapacidade, idade ou gênero. As configurações educacionais devem continuar sendo ambientes acolhedores, respeitosos, inclusivos e de apoio a todos.
As medidas tomadas pelas escolas podem impedir a entrada e a disseminação do COVID-19 por estudantes e funcionários que possam ter sido expostos ao vírus, minimizando as interrupções e protegendo os alunos e funcionários da discriminação.
Objetivo
Hoje, crianças e jovens são cidadãos globais, poderosos agentes de mudança e a próxima geração de cuidadores, cientistas e médicos. Qualquer crise apresenta a oportunidade de ajudá-los a aprender, cultivar compaixão e aumentar a resiliência enquanto constrói uma comunidade mais segura e atenciosa. Ter informações e fatos sobre o COVID-19 ajudará a diminuir os medos e ansiedades dos alunos em relação à doença e apoiará sua capacidade de lidar com quaisquer impactos secundários em suas vidas. Esta orientação fornece mensagens e considerações importantes para envolver os administradores da escola, professores e funcionários, pais, cuidadores e membros da comunidade, bem como as próprias crianças na promoção de escolas seguras e saudáveis.
O objetivo deste documento é fornecer orientação clara e acionável para operações seguras por meio da prevenção, deteção precoce e controle do COVID-19 em escolas e outras instalações educacionais. A orientação, embora específica para países que já confirmaram a transmissão do COVID-19, ainda é relevante em todos os outros contextos. A educação pode incentivar os alunos a se tornarem defensores da prevenção e controle de doenças em casa, na escola e na comunidade, conversando com outras pessoas sobre como impedir a propagação de vírus. Manter operações escolares seguras ou reabrir escolas após o fechamento exige muitas considerações, mas, se bem executadas, podem promover a saúde pública.
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IV – PAIS / CUIDADORES E MEMBROS COMUNITÁRIOS
Mensagens e ações principais
O COVID-19 é um novo vírus e ainda estamos aprendendo sobre como afeta as crianças. Sabemos que é possível que pessoas de qualquer idade sejam infetadas pelo vírus, mas até agora houve relativamente poucos casos de COVID-19 relatados entre crianças. O vírus pode ser fatal nalguns casos, até o momento principalmente entre idosos com condições médicas pré-existentes.
Conheça os factos mais recentes
Entenda as informações básicas sobre a doença por coronavírus (COVID-19), incluindo sintomas, complicações, como é transmitida e como impedir a transmissão. Mantenha-se informado sobre o COVID-19 por meio de fontes respeitáveis, como UNICEF, OMS e conselhos do Ministério da Saúde. Esteja ciente de informações / mitos falsos que podem circular de boca em boca ou on-line.
Reconheça os sintomas de COVID-19 (tosse, febre, falta de ar) no seu filho
Procure aconselhamento médico ligando primeiro para o seu estabelecimento / prestador de serviços de saúde e, em seguida, leve seu filho, se for recomendado. Lembre-se de que os sintomas do COVID-19, como tosse ou febre, podem ser semelhantes aos da gripe ou resfriado comum, que são muito mais comuns. Se seu filho estiver doente, mantenha-o longe da escola e notifique a escola sobre a ausência e os sintomas do seu filho. Solicite leituras e tarefas para que os alunos possam continuar aprendendo em casa. Explique ao seu filho o que está acontecendo em palavras simples e reafirme que ele está seguro.
Mantenha as crianças na escola quando saudáveis
Se o seu filho não apresentar nenhum sintoma, como febre ou tosse, é melhor mantê-lo na escola – a menos que um aviso de saúde pública ou outro aviso ou conselho oficial relevante tenha sido emitido afetando a escola do seu filho.
Em vez de manter as crianças fora da escola, ensine-as boas práticas de higiene respiratória e das mãos para a escola e para outros lugares, como lavagem frequente das mãos (veja abaixo), cobrindo a tosse ou espirro com um cotovelo flexionado ou lenço de papel, e depois deitando fora o lenço num caixote fechado. lixeira e não tocar nos olhos, bocas ou narizes se não lavaram as mãos adequadamente.
Lavar as mãos corretamente
Etapa 1: Molhe as mãos com água corrente
Etapa 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos molhadas
Etapa 3: Esfregue todas as superfícies das mãos – incluindo costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas – por pelo menos 20 segundos
Etapa 4: enxaguar abundantemente com água corrente
Etapa 5: Seque as mãos com uma toalha de uso único ou secador de mãos, conforme disponível
Lave as mãos frequentemente, principalmente antes e depois de comer; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; ir ao WC e sempre que as suas mãos estiverem visivelmente sujas.
Se o sabão e a água não estiverem disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool. Lave sempre as mãos com água e sabão, se as mãos estiverem visivelmente sujas.
Ajude as crianças a lidar com o stress
As crianças podem responder ao stress de maneiras diferentes. As respostas comuns incluem dificuldades para dormir, urinar na cama, dores no estômago ou na cabeça e ansiedade, retraimento, raiva, pegajosa ou medo de ficar sozinho. Responda às reações das crianças de maneira solidária e explique-lhes que são reações normais a uma situação anormal. Ouça as preocupações deles e reserve um tempo para confortá-los e dar-lhes carinho, tranquilize-os de que estão seguros e elogie-os com frequência.
Se possível, crie oportunidades para as crianças brincarem e relaxarem. Mantenha rotinas e agendas regulares o máximo possível, principalmente antes de dormir, ou ajude a criar novas rotinas agora em ambiente confinado. Forneça factos apropriados à idade sobre o que aconteceu, explique o que está acontecendo e dê-lhes exemplos claros sobre o que eles podem fazer para ajudar a proteger a si e aos outros contra infeções. Compartilhe informações sobre o que poderia e pode acontecer de uma maneira tranquilizadora.
Por exemplo, se seu filho estiver sentindo doente em casa ou no hospital, você pode dizer: “Você precisa ficar em casa / no hospital porque é mais seguro para ti e para os teus amigos. Sei que às vezes é difícil (talvez assustador ou até chato), mas precisamos seguir as regras para nos mantemos a nós e aos outros seguros.
As coisas voltarão ao normal em breve.
LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA PAIS / CUIDADORES E MEMBROS DA COMUNIDADE
1. Acompanhe a saúde do seu filho e mantenha-o longe da escola, se estiver doente | |
2. Ensine e modele boas práticas de higiene para seus filhos | |
· Lave as mãos com sabão e água potável com frequência. Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool. · Lave as mãos com água e sabão, se as mãos estiverem visivelmente sujas · Certifique-se de que a água potável esteja disponível e que as instalações sanitárias estejam limpas e disponíveis em casa · Garantir que os resíduos são recolhidos em segurança, armazenados e depositados em sacos fechados | |
· Tossir e espirrar em lenços de papel ou no interior da zona do seu cotovelo e evitar tocar no rosto, olhos, nariz e boca. | |
3. Incentive seus filhos a fazerem perguntas e expressarem seus sentimentos com você e com os professores. Lembre-se de que o seu filho pode ter reações diferentes ao stress; seja paciente e compreensivo. | |
4. Evite o estigma usando factos e lembrando-o da importância de sermos atenciosos uns com os outros; | |
5. Coordene com a escola para receber informações e como pode apoiar os nossos esforços de segurança na escola. |
V – ALUNOS E CRIANÇAS
As Crianças e jovens devem entender informações básicas apropriadas à idade sobre a doença por coronavírus (COVID-19), incluindo sintomas, complicações, como é transmitida e como impedir a transmissão. Mantenha-se informado sobre o COVID-19 por meio de fontes respeitáveis, como a UNICEF, OMS e conselhos do Ministério da Saúde nacional. Esteja ciente de informações / mitos falsos que podem circular de boca em boca ou on-line.
LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA ESTUDANTES E CRIANÇAS
1. Numa situação como esta, é normal sentir-se triste, preocupado, confuso, assustado ou com raiva. Saiba que não está sozinho e que pode conversar com alguém em quem confia, como seus pais ou professores, para que você possa ajudar a manter a si e a escola seguros e saudáveis. · Faça perguntas, eduque-se e obtenha informações de fontes confiáveis | |
2. Proteja-se e aos outros | |
· Lave as mãos frequentemente, sempre com água e sabão por pelo menos 20 segundos | |
· Lembre-se de não tocar o rosto, olhos nariz e boca | |
· Não utilize copos, utensílios de cozinha, alimentos ou bebidas, utilizados por outros | |
3. Seja um líder para manter a si mesmo, a escola, família e comunidade saudáveis. | |
· Compartilhe o que aprendeu sobre a prevenção de doenças com a sua família e amigos, especialmente com crianças pequenas; | |
· Modelar boas práticas, como espirrar ou tossir na dobra do cotovelo e lavar as mãos, especialmente para membros mais jovens da família; | |
4. Não estigmatize os colegas nem provoque ninguém por estar doente; lembre-se de que o vírus não segue limites geográficos, etnias, idade ou habilidade ou género. | |
5. Diga a seus pais, outro membro da família ou um cuidador se você estiver doente e peça para ficarem em casa. |
Educação em saúde específica por idade.
Abaixo estão sugestões sobre como envolver alunos de diferentes idades na prevenção e controle da propagação do COVID-19 e outros vírus. As atividades devem ser contextualizadas sobretudo com base nas necessidades específicas das crianças (idioma, habilidade, género, etc…).
Pré-escolar
- Concentre-se em bons comportamentos de saúde, como cobrir tosses e espirros com o cotovelo e lavar as mãos com frequência;
- Cante uma música enquanto lava as mãos para praticar a duração recomendada de 20 segundos (Parabéns a você…).
– As crianças podem “praticar” lavar as mãos com sabão e também com desinfetante para as mãos;
- Desenvolver uma maneira de controlar a lavagem das mãos e recompensa para as mãos frequentemente lavadas / oportunamente lavadas;
- Use bonecos ou bonecas para demonstrar sintomas (espirros, tosse, febre) e o que fazer se eles se sentirem doentes (por exemplo, a cabeça dói, o estômago dói, se sente quente ou muito cansado) e como confortar alguém que está doente (cultivando empatia e comportamentos de cuidado seguros)
- Se tem vários filhos promova que se sentem afastados, praticar com o alongamento dos braços para fora “bater as suas “asas” mantendo bastante espaço” para não tocar uns noutras pessoas ou coisas.
1.º Ciclo
- Certifique-se de ouvir as preocupações das crianças e responder às perguntas de maneira apropriada à idade; não os sobrecarregue com muita informação. Incentive-os a expressar e comunicar seus sentimentos. Discuta as diferentes reações que elas podem ter e explique que essas são reações normais a uma situação anormal.
- Saliente que as crianças podem fazer muito para manter a si e aos outros seguros.
– Introduzir o conceito de distanciamento social (afastar-se dos amigos, evitar grandes multidões, não tocar nas pessoas se não for mesmo preciso, etc.)
– Concentre-se em bons comportamentos de saúde, como cobrir tosses e espirros com o interior do cotovelo e lavar as mãos
- Ajude as crianças a entender os conceitos básicos de prevenção e controle de doenças. Use exercícios que demonstrem como os germes podem se espalhar. Por exemplo, colocando água colorida em um frasco de spray e pulverizando sobre um pedaço de papel branco. Observe até onde as gotas viajam.
- Demonstrar por que é importante lavar as mãos durante 20 segundos com sabão e muita água
– Coloque uma pequena quantidade de óleo nas mãos dos alunos e peça para lavá-las com água, observe a quantidade de brilho restante e depois lave durante 20 segundos com água e sabão. Solicite uma reflexão sobre o assunto.
- Peça aos alunos que analisem textos para identificar comportamentos de alto risco e sugiram comportamentos modificadores;
– Por exemplo, um professor chega à escola constipado. Ele espirra e cobre com a mão. Ele aperta a mão de um colega. Ele limpa as mãos depois com um lenço e depois vai para a aula para ensinar. O que o ele fez era arriscado? O que ele deveria ter feito?
Ensino – 2.º e 3.º Ciclo
- Certifique-se de ouvir as preocupações dos alunos e responder às suas perguntas.
- Enfatize que os alunos podem fazer muito, para manter a si e aos outros seguros.
- Reforçar o conceito de distanciamento social
- Concentre-se em bons comportamentos de saúde, como cobrir tosses e espirros com o cotovelo e lavar as mãos
- Lembre aos alunos que eles podem modelar comportamentos saudáveis para as suas famílias
- Incentive os alunos a prevenir e combater o estigma e a serem solidários com quem esteja doente
– Discuta as diferentes reações que podem ocorrer e explique que são reações normais a uma situação anormal. Incentive-os a expressar e comunicar os seus sentimentos;
- Crie a agência dos estudantes e promova fatos sobre a saúde pública.
– Peça aos alunos que façam seus próprios Anúncios de Serviço Público através de anúncios e posteres;
- Incorporar educação relevante em saúde a outros assuntos
A ciência pode abranger o estudo de vírus, transmissão de doenças e a importância das vacinas
– Os estudos sociais podem concentrar-se na história das pandemias e na evolução das políticas de saúde e segurança pública;
– As aulas de alfabetização mediática podem capacitar os alunos a serem pensadores e criadores críticos, comunicadores eficazes e cidadãos ativos
Ensino secundário
- Certifique-se de ouvir as preocupações dos alunos e responder às suas perguntas;
- Enfatize que os alunos podem fazer muito para se manter a si e aos outros seguros.
- Consolidar o conceito de distanciamento social
- Concentre-se em bons comportamentos de saúde, como cobrir tosses e espirros com o interior da zona do cotovelo e lavar as mãos. Incentive os alunos a prevenir e combater o estigma e promova a solidariedade;
- Discutir as diferentes reações que podem experimentar e explicar que estas são reações normais a uma situação anormal. Incentive-os a expressar e comunicar seus sentimentos.
- Incorporar educação relevante em saúde a outros assuntos
- cursos de ciência podem cobrir o estudo de vírus, a transmissão da doença e da importância das vacinas
– Os estudos sociais podem concentrar-se na história das pandemias e seus efeitos secundários e investigar como as políticas públicas podem promover a tolerância e a coesão social;
- Peça aos alunos que façam seus próprios Anúncios de Serviço Público via mídia social, ou até mesmo transmissão de vídeos e podcast;
- As aulas de alfabetização mediática podem capacitar os alunos a serem pensadores e criadores críticos, comunicadores eficazes e cidadãos ativos.
Reconhecimentos
Este documento foi escrito por Lisa Bender (Education UNICEF NYHQ), com apoio técnico dos membros do Secretariado da UNICEF COVID-19 (Carlos Navarro Colorado, Maya Arii e Hugo Razuri ), além das equipes de UNICEF WASH, C4D e Proteção à Criança. Agradecimentos especiais a Maida Paisic (UNICEF EAPRO), Le Anh Lan (UNICEF Vietnã), Tserennadmid Nyamkhuu (UNICEF Mongólia), Dra. Maria D Van Kerkhove (OMS) e Gwedolen Eamer (IFRC) por sua estreita colaboração.
CONTACTO:
Lisa Bender ( lbender@unicef.org ) Educação em Emergências
UNICEF Nova Iorque