eitv.pt

Sobre as reuniões com Pais e Encarregados de Educação

 

As Reuniões gerais com os pais e Encarregados de Educação podem ser benéficas em muitos aspetos, nomeadamente na comunicação de informações importantes, discussão de políticas e promoção do envolvimento dos pais na educação dos seus filhos. No entanto, também existem desafios e considerações a terem de levadas em conta:

  1. Diversidade de Necessidades:

Os pais têm diferentes necessidades, preocupações e interesses em relação à educação dos seus filhos. Numa reunião geral, pode ser difícil abordar todas essas preocupações de maneira satisfatória para todos os presentes.

  1. Intimidação e Timidez:

Algumas pessoas podem sentir-se intimidadas em ambientes de reuniões com elevado n.º de pessoas e nessa medida podem não se sentir à vontade para expressar as suas preocupações ou fazer perguntas, especialmente se não estiverem familiarizadas com outros pais ou com o ambiente escolar.

  1. Limitação do Tempo:

O tempo para uma reunião geral é limitado, o que pode necessariamente restringir a profundidade das discussões e a oportunidade para os pais expressarem suas preocupações de forma abrangente.

  1. Falta de Envolvimento Real:

Em grandes reuniões, alguns pais podem sentir-se passivos e não querer participar ativamente nas discussões. Eles podem assumir que outras pessoas vão fazer perguntas ou expressar preocupações semelhantes às suas, o que pode resultar na falta de envolvimento real.

  1. Dificuldade em Manter a Normalidade:

Em grandes grupos, manter a normalidade e a atenção de todos os participantes pode ser um grande desafio. Os ruídos, comentários entre pares e interrupções frequentes com entradas e saídas extemporâneas podem prejudicar a comunicação eficaz e ditar a reunião ao fracasso.

  1. Questões de Confidencialidade:

Numa reunião geral é muito difícil manter sob controlo questões de natureza confidencial, pois o facto de a direção não poder responder a essas questões pode ser mal interpretado. Certas questões discutidas numa reunião geral podem ser de natureza confidencial. Discuti-las em um ambiente público pode violar a privacidade dessas famílias.

  1. Falta de Personalização:

As reuniões gerais pela sua natureza são geralmente genéricas para atender a uma ampla audiência, o que pode limitar a personalização das informações e a capacidade de atender às necessidades individuais das famílias.

  1. Dificuldade na Troca de Ideias:

Em grandes reuniões, pode haver dificuldade em facilitar discussões significativas e a troca de ideias com os pais, o que limita as oportunidades de aprendizagem colaborativa.

Para superar estes desafios, a EITV realiza uma combinação de reuniões gerais e reuniões personalizadas com os pais e Encarregados de Educação, para garantir que as necessidades individuais sejam atendidas e para proporcionar um ambiente onde os pais e encarregados de educação se sintam confortáveis para compartilhar suas preocupações e colocar as suas perguntas.

No Regulamento das Condições de Frequência, 2023 / 2024 – V.25 – Página 8, consta:

20 – Reuniões com Encarregados de Educação:

a) Realizam-se, pelo menos, quatro reuniões com Encarregados de Educação ao longo do ano escolar, sendo a primeira antes do início do ano letivo e as restantes, uma em cada período letivo, calendarizadas como a seguir se indica:

  • Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo – Serão realizadas no fim de cada período. Nestas reuniões, os Encarregados de Educação terão oportunidade de se inteirar do trabalho desenvolvido pelos alunos, tendo à sua disposição as pastas individuais onde são guardados os trabalhos executados. Poderão, também, trocar outras informações com a educadora e professor titular responsável.
  • 2º.; 3º. Ciclos e Secundário – Serão realizadas no fim de cada período. Nestas reuniões, os encarregados de educação terão oportunidade de debater com as respetivas direções de turma as avaliações obtidas pelos seus educandos, o seu comportamento, estratégias e complementos educativos adotados. No meio de cada período, será fornecida aos Encarregados de Educação uma informação intercalar.

b) Com exceção da reunião de abertura do ano letivo todas as reuniões com os Encarregados de Educação serão, sempre que possível, individualizadas.

How can we help?

Refeitório e bar

O bar e refeitório garantem que os nossos alunos tenham acesso a alimentos e snacks saudáveis e saborosos. Para além de serem espaços onde os nossos alunos convivem e socializam. 

Salas de Aula

Salas de aula equipadas com computador, videoprojector e quadro táctil. Tudo para que os nossos alunos tenham aulas no ambiente mais propício para a aprendizagem.

Parques infantis

Os parques infantis são locais onde os nossos mais pequeninos interagem com os amigos nos intervalos das aulas. Estão equipados com uma variedade de estruturas como escorregas, paredes de escalada e cordas que  oferecem aos alunos desafios físicos e oportunidades para brincadeiras imaginativas.

Pinhal e Quinta pedagógica

Espaço onde os alunos podem aprender sobre agricultura e sustentabilidade ambiental. Aqui, os nossos alunos conectam-se com a natureza, observam e estudam a flora e a fauna e desenvolvem um sentido de responsabilidade para com o ambiente.

Auditório e Anfiteatros

Espaço dedicado a apresentações de dança e teatro, assim como palestras e conversas a apresentar para a comunidade escolar.

Ginásio

Dedicado à prática desportiva de modalidades como o futebol e o ténis, karate e voleibol. O campo coberto está também equipado com um palco e é utilizado para aulas de educação física 

Laboratórios

2 laboratórios totalmente equipados para aulas práticas de fisico-química, biologia e geologia.

Preçários

Como podemos ajudar?

Aguardamos a sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e entraremos em contacto consigo!