Exm@s. Encarregad@s de Educação,
A dois meses e meio do início do próximo ano letivo, sendo ainda extemporâneo proceder a uma divisão da anterior turma do 4.º ano, dado que as inscrições para a turma do 5.º ano atingem neste momento 38 alunos com tendência para aumentar, vários encarregados de educação têm manifestado a sua preocupação sobre quais os critérios que nessa circunstância a escola possa vir a aplicar.
Embora ao limite, possa nem vir a ser necessário proceder a qualquer divisão da anterior turma do 4.º ano, cumpre-nos esclarecer quais os critérios que a escola aplica no caso de vir a ser necessário proceder a uma divisão.
Assim queiram considerar que:
Dividir uma turma grande requer uma abordagem holística, considerando tanto fatores pedagógicos como sociais e logísticos. O objetivo final é proporcionar um ambiente de aprendizagem mais eficaz para garantir a qualidade do ensino e o bem-estar para todos os alunos e professores.
Na EITV os critérios considerados para a divisão de uma turma são os seguintes:
- N.º de Alunos: Deve ser mantida uma relação adequada entre o número de alunos por turma para facilitar a gestão da sala de aula e a individualização do ensino.
- Níveis de desempenho: É necessário avaliar o desempenho académico dos alunos e criar turmas equilibradas, evitando a concentração de alunos com necessidades educativas específicas de apoio numa só turma.
- Interações Sociais: Manter, na medida do possível, grupos de amigos juntos para promover um ambiente positivo e diminuir o impacto emocional da mudança.
Da mesma forma também é importante separar alunos que têm histórico de comportamentos menos assertivos ou de conflitos com outros colegas, para minimizar os problemas de disciplina.
- Diversidade e inclusão: Garantir que cada turma seja diversificada e inclusiva, promovendo um ambiente de respeito e cooperação.
- Recursos humanos: Assegurar os mesmos professores e diretor de turma em ambas as turmas, para garantir paridade de critérios e que ambas as turmas possam seguir o currículo de forma sincronizada.
- Encarregados de Educação: Ter em atenção as sugestões dos encarregados de educação, sobre as necessidades dos alunos e as possíveis configurações das novas turmas.
- Monitorização e ajustes: Acompanhar o desempenho das novas turmas e estar preparado para fazer ajustes conforme necessário para garantir que os objetivos pedagógicos são alcançados.
Com os nossos melhores cumprimentos,
EITV, 27 de junho de 2024
A Direção
Eduardo Castro