eitv.pt

CEE 25 – 2023.2024 – Dia do Pijama

 

Exmo(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação,

A Missão Pijama tem o sonho de criar um país melhor para a nossa infância. Há uma realidade, no nosso país, que precisa de ser mudada. Em Portugal, quase 8.000 crianças vivem em instituições, por decisão do Tribunal ou da Comissão de Proteção. Representam mais de 97% das crianças que vivem separadas dos seus pais.

No dia 20 de novembro comemora-se o “Dia Nacional do Pijama” que visa mobilizar o país para a causa do «direito de uma criança crescer numa família» enquanto não pode regressar para os seus pais. Quando mudamos a forma de pensar, o país muda. Quando muitos mudam a forma de pensar, o país muda mais depressa.

Neste contexto, todas as crianças do 1.º Ciclo, Pré-escolar e Creche são convidadas no dia 20 de novembro a virem para a escola de pijama, numa das seguintes modalidades:

– As crianças que se deslocam nos autocarros escolares devem vir com o seu uniforme e trazer o pijama num saco, para o poderem vestir na escola.

– As crianças que são transportadas pelos EE, podem já vir de casa com o pijama vestido e trazerem ou não o seu uniforme.

A iniciativa tem também uma componente solidária.

É muito apreciada pelas crianças, escolas e famílias. As crianças recebem o mealheiro de papel da «Casa dos Pijamas» e são convidadas a realizar a sua primeira missão de solidariedade. No dia 20 de novembro as crianças devem trazer os seus mealheiros para a escola, com os donativos que conseguiram angariar (mesmo sem donativos, devem trazê-los).

Desde pequenas, aprendem, assim, os valores da amizade e da partilha, ajudando a causa: «uma criança tem direito a crescer numa família». Os pequenos donativos recolhidos pelas crianças, junto das suas famílias, são entregues na sua sala, no Dia Nacional do Pijama.

 

Com os nossos melhores cumprimentos,

As Coordenadoras do Projeto

Soraia Silva, Daniela Sousa e Filomena Martins

EITV, 9 de novembro de 2023

Comunicados anteriores

How can we help?

Refeitório e bar

O bar e refeitório garantem que os nossos alunos tenham acesso a alimentos e snacks saudáveis e saborosos. Para além de serem espaços onde os nossos alunos convivem e socializam. 

Salas de Aula

Salas de aula equipadas com computador, videoprojector e quadro táctil. Tudo para que os nossos alunos tenham aulas no ambiente mais propício para a aprendizagem.

Parques infantis

Os parques infantis são locais onde os nossos mais pequeninos interagem com os amigos nos intervalos das aulas. Estão equipados com uma variedade de estruturas como escorregas, paredes de escalada e cordas que  oferecem aos alunos desafios físicos e oportunidades para brincadeiras imaginativas.

Pinhal e Quinta pedagógica

Espaço onde os alunos podem aprender sobre agricultura e sustentabilidade ambiental. Aqui, os nossos alunos conectam-se com a natureza, observam e estudam a flora e a fauna e desenvolvem um sentido de responsabilidade para com o ambiente.

Auditório e Anfiteatros

Espaço dedicado a apresentações de dança e teatro, assim como palestras e conversas a apresentar para a comunidade escolar.

Ginásio

Dedicado à prática desportiva de modalidades como o futebol e o ténis, karate e voleibol. O campo coberto está também equipado com um palco e é utilizado para aulas de educação física 

Laboratórios

2 laboratórios totalmente equipados para aulas práticas de fisico-química, biologia e geologia.

Preçários

Como podemos ajudar?

Aguardamos a sua visita

Diga-nos para quando a sua visita e entraremos em contacto consigo!