Caríssimos Encarregados de Educação,
O Prémio Infante D. Henrique é a versão Portuguesa do “The Duke of Edinburgh’s Award”, sendo seu Fundador e Presidente de Honra em Portugal, S.A.R. o Duque de Bragança.
Este é um programa internacional de Educação não formal, de desenvolvimento pessoal e social de atividades voluntárias e não competitivas, que se destina a todos os jovens dos 13 aos 25 anos, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos ativos e participativos, fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo, sendo ainda o único programa nacional e internacional, que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem.
Participando num serviço à comunidade e aprendendo a prestar um serviço aos outros, os jovens são incentivados a apoiar o próximo; praticando um desporto, adquirem um desenvolvimento físico e hábitos desportivos; passando pela secção de talentos, descobrem novos talentos em si ou simplesmente adquirem experiência profissional, tão necessária nos dias de hoje; até à secção da aventura, considerado um teste à sobrevivência, realizada em grupo e onde se destacam qualidades de liderança, responsabilidade, maturidade, através dos três níveis existentes: Bronze, Prata e Ouro.
Neste sentido é solicitado aos alunos uma hora por semana de voluntariado (podem fazê-lo na EITV enquadrados em diversas atividades, ajudando na jardinagem, cozinha/copa, prestando apoio às educadoras/auxiliares da creche ou ainda apoiando os alunos mais novos que frequentem a sala de estudo), uma hora de atividade física por semana (os que já estão envolvidos em clubes seja de futebol, ténis, basquetebol, ginásio, etc, apenas precisam de pedir esse reconhecimento aos seus treinadores/formadores) e uma hora de talento por semana (praticar dança, canto ou qualquer tipo de instrumento musical é considerado um talento desde que seja acompanhado por um professor).
O Prémio é um complemento à educação académica e os benefícios para os jovens são, a menção no seu diploma, o reconhecimento pelas universidades e pelo patronato, de entre muitos outros. Atualmente é considerado um dos bons investimentos na formação dos jovens ao acrescentar valor aos seus CV’S.
Informamos ainda que o valor da inscrição no Prémio para o ano letivo de 2022/2023, aprovado para a EITV é de 75,00 € (Setenta e cinco euros) por participante.
Melhores cumprimentos,
Torres Vedras, 17 de janeiro de 2023
Em representação do Grupo Coordenador
Bárbara Coelho