Preparação para a entrada no Ensino Secundário
3º Ciclo
Na fase final do Ensino Básico empregamos esforços para auxiliar os alunos a encontrar a sua vocação e pontos fortes. Fazemo-lo para facilitar a decisão que estes enfrentam ao entrar no secundário, escolher um dos cursos cientifico-humanisticos/formação profissional. Também neste sentido, a EITV disponibiliza gratuitamente aos alunos do 9º ano a possiblidade e realizarem uma série de testes psicotécnicos sem qualquer custo.
Este ciclo caracteriza-se sobertudo pela descoberta pessoal dos educandos e, paralelamente, pela passagem de todas as ferramentas indispensáveis à fase seguinte da sua vida académica.
Estimulação da Motivação
Estimulamos a motivação dos alunos e promovemos a melhoria do ritmo de trabalho, ajudando-os a desenvolver maior autonomia nas suas atividades acadêmicas e pessoais.
Competências Digitais
Facilitamos uma maior eficácia na exploração de recursos digitais, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias para uma utilização eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Organização de Materiais
Oferecemos suporte na recolha e organização dos materiais de estudo, ajudando os alunos a manterem um ambiente de trabalho mais estruturado e produtivo.
Colaboração Entre Pares
Promove e estimula a colaboração entre os pares, incentivando a interação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns e fortalecer o espírito de cooperação.
 
															Professora Diana Frias
Coordenadora do 3º Ciclo
Inculcamos a importância da responsabilidade, capacitando para assumir responsabilidade pelas suas ações e escolhas. Inculcamos a importância da responsabilidade, capacitando para assumir responsabilidade pelas suas ações e escolhas. Inculcamos a importância da responsabilidade, capacitando para assumir responsabilidade pelas suas ações e escolhas.
Learning Network, uma escola para o Futuro.
A utilização dos tablets, no âmbito do Projeto “Learning Network”, ao nível do 3.º Ciclo, visa integrar o uso da tecnologia nas rotinas do processo de ensino-aprendizagem. De igual forma, o uso destes recursos incentiva o desenvolvimento intelectual e facilita a partilha e colaboração entre alunos e professores, dentro e fora da sala e aula.
À saída da educação básica, o aluno deverá ser capaz de:
- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano.
 Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação.
- Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e estruturar o seu próprio pensamento.
- Utilizar linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar de forma eficaz.
- Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem que se ajustem aos objetivos visados.
- Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
- Aplicar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.
- Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa.
- Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns.
Horários e distribuição programática
Seg
9h00 – 16h15
Ter
9h00 – 16h15
Qua
9h00 – 16h15
Qui
9h00 – 16h15
Sex
9h00 – 16h15
Sáb
Dom
16h
1h
4h
2h
1h
- Disciplinas Principais
- Educação Musical
- Educação Física
- Informática
- Assembleia de Turma


































